Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

StartApps

Um blog de Teresa Noronha sobre Startups, Apps e empreendedorismo em português.

À Conversa #7: Bondlayer

Bondlayer.png

 

Sérgio Oliveira é um dos co-fundadores da Bondlayer, é o responsável pela parte da tecnologia e embarcou na aventura de criar um produto que num único ambiente, acedido a partir da cloud permite criar Apps e Websites de uma forma simples e rápido. Estivemos à conversa Web Summit a perceber o contexto da ideia e a conhecer o produto. Vale a pena.

 

Porquê o nome Bondlayer?

Chama-se Bondlayer porque se trata de um produto que une camadas: os dados e a camada visual numa única plataforma.

 

Onde é que se encontram?

Estamos no Porto, nos Maus Hábitos, que é uma venue, estamos no backstage. Estamos muito próximos da cultura. Estamos a participar nos lançamentos culturais, pela proximidade que temos. Este tipo de projetos puxa por nós, porque a relação com a cultura tipicamente é exigente para os designers e é aí que nos estamos a focar na Arte e Entretenimento.

 

Como é que se conheceram, os fundadores da Bondlayer?

Os fundadores conheceram-se na Nos. O Pedro Moreira da Silva era nosso cliente, nós fornecíamos Apps à Nos e ele era o Gestor de Produto da ativação da marca da Nos. O Pedro também tem uma empresa de investimento. Ele via a rapidez com que nós desenvolvíamos Apps e Websites, que era muito mais rápido do que a concorrência a um preço muito inferior e ficou interessado. Depois como tem essa empresa de investimento contactou-nos à parte e quis saber o que estava por trás daquelas entregas rápidas e a baixo custo e quis perceber se era possível transformar num produto e é isso que temos estado a fazer no último ano. É transformar uma tecnologia que já existia mas que só eu enquanto engenheiro é que podia operar e transformar num produto comercializável. Criamos então uma ferramenta visual de utilização simples.

 

Bondlayer.jpg

 Fotografia Andreia Trindade

 

Alguns exemplos da utilização do vosso produto?

O Nos Primavera sound ou o Nos em d'bandada e a App mais recente Fórum do Futuro. Trabalhamos com estúdios de design como R2Design e Pacifica, que têm clientes com notoriedade que estão a também a utilizar o nosso produto.

 

O que esteve na génese da criação?

Nós eramos uma agencia de devensolvimento e agora decidimos transformar uma das nossas dores que era desenvolvimento rápido de aplicações com um design customizado e com base de dados customizada e transformar isso num produto que todos possam tirar partido e possam usar para criar Apps e websites.

 

Como definem o vosso produto?

O nosso produto de forma muito simplificada, é uma espécie de powerpoint que funciona na cloud. Podem encontrar o produto no nosso site www.bondlayer.com lá podem desenhar a vossa App e o vosso website. Especificam que tipo de requisitos é que tem, se é um blog, se é um site noticioso, se é um festival. Dizem que tipo de modelo de dados é que esse negócio tem e depois fazem o layout. Tudo isto é feito dentro do nosso produto.

 

Quem utiliza o vosso produto?

Neste momento o público alvo são os designers: estamos a focar a ferramenta em designers onde eles podem utilizar e aproveitar conceitos de webdesign e aplicálos aqui na ferramenta.

A ferramenta tem painéis que permite alterar propriedades visuais dos elementos com base em CSS, que é a linguagem web para manipulação de visual design, mas não têm especificamente de saber CSS, porque basicamente têm de especificar o tamanho, as cores a tipografia, as formas e é gerado o design que o designer pretende.

 

Eis um produto de desenvolvimento rápido de Apps e Websites. Caso queiras experimentar, contactei a Bondlayer, tenho a certeza que vão arranjar uma forma de verem o produto para experimentar.

 

 

Bondlayer_2.jpg

 Fotografia Andreia Trindade

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

BlogsPortugal

Google Analytics