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StartApps

Um blog de Teresa Noronha sobre Startups, Apps e empreendedorismo em português.

App de Serviço Público #3: Mapa do Cidadão

mapa do cidadão_1.jpg


 (fotografia do Jornal de Negócios)


 


Há Apps que fazem falta e que existem, mas que nem todas as pessoas sabem. Este para mim é um tema e no que toca a Serviço Público é um tema sério.


 


Fui descobrir que existe uma App de Serviços Públicos que nos indica por serviço qual o local mais próximo onde nos devemos dirigir. Por exemplo, caso tenhamos a necessidade de ir renovar o cartão de cidadão, escrevemos na pesquisa: Cartão de Cidadão e aparece-nos uma lista de locais onde nos podemos dirigir para poder tratar deste assunto. A lista está ordenada por proximidade. Eu achei espetacular e penso que esta informação merece ser divulgada.


mapa do cidadão_2.jpg.png


 (Imagem retirada do site Mapa do Cidadão)


 


Fiquei ainda mais surpreendida quando percebi que para as Lojas do Cidadão é possível através da App tirar a senha do local onde estou e ter a informação sobre o número atual e o tempo de espera. Eu achei espetacular.


 


Funcionalidades:



  1. Fazer download da aplicação. Encontra-se disponível na Google Play, Apple Store e Windows Store;

  2. A aplicação questiona se pode aceder à localização e eu respondi “Sim”;

  3. Permite Pesquisa:

    • Serviços;

    • Entidades;

    • Locais;



  4. Permite aceder à lista de entidades da proximidade geográfica, assim como aos seus contactos e localização;

  5. Permite aceder à lista de serviço, indicando quais os documentos que necessitamos de levar e o valor que será cobrado pelo serviço, caso tenha lugar a pagamento.

  6. Permite a pesquisa de serviços para os eventos de vida:

    • Casamento;

    • Divórcio;

    • Nascimento;

    • Óbito



  7. Permite tirar a senha e ver o tempo de espera nas lojas do cidadão.


 


Vantagem:



  1. Comparativamente com o tradicional permite ter um acesso rápido e organizado dos locais a onde nos podemos dirigir, de acordo com o serviço que necessitamos;

  2. Permite ver o local mais próximo para tratar do assunto, com a possibilidade de aceder ao número telefónico para saber como estão as filas;

  3. Permite saber onde nos devemos dirigir para tratar daquele assunto (serviço) em específico.

  4. Antes de irmos ao local sabemos qual é a documentação e o valor que temos de garantir para que a visita tenha sucesso.

  5. Poder tirar a senha e vermos qual é o tempo de espera do serviço, sem termos de nos deslocar ao local.


 


A Melhorar:



  1. Uma vez que o Mapa apresenta uma lista bem grande de entidades por local, a minha sugestão vai para a possibilidade de introdução do código postal, para fazer a pesquisa de proximidade das entidades.


 


 


 

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