Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

StartApps

Um blog de Teresa Noronha sobre Startups, Apps e empreendedorismo em português.

O ambiente do Web Summit

_DSC9529.jpg

  Fotografia Andreia Trindade

 

A pergunta que mais me têm feito é: Qual é o ambiente que se vive no Web Summit?

 

Após um período de reflexão para encontrar analogias e elejo o Inter-Rail. Este período que se está a viver em Lisboa, é um período de entrosamento entre as várias pessoas, que abordamos em Inglês com a maior das calmas e com grande abertura. Tal como num inter-rail não se sente o medo das pessoas desconhecidas, nem de maus modos, nem o recado de quem não nos devemos meter com os outros. Outra similaridade é que quando estamos a assistir aos pitches e vemos que quem está em palco é um Português torcemos com mais força, em modo aproximado à torcida pela Seleção Nacional.

 

_DSC9744.jpg

 Fotografia Andreia Trindade

 

Neste Inter-rail assistimos a espetáculos que escolhemos com cuidado e contactamos pessoas que queremos conhecer, por uma clara declaração de interesses. Porque o produto nos interessa, porque conhecemos a startups pelos media e não queremos perder a oportunidade, porque queremos estar presentes e contribuir de alguma forma para o sucesso, o nosso e o dos outros.

 

Para além deste contexto hoje, com o tema das eleições dos Estados Unidos da América o ambiente alterou, sem perder a abertura. Falou-se em palco, na sala de imprensa (Media Village) e nos bancos dos vários spots de comida do que isto pode significar para todos. A mensagem que fica é de esperança e de que esse sentimento prevaleça sobre o medo. A esperança que as minorias se unam por necessidade, por respeito, por unidade e a perceção de que de alguma forma todos fazemos parte de uma minoria.

 

_DSC9750.jpg

Fotografia Andreia Trindade

 

E a tecnologia? Pois é, num cenário de uma Lisboa sempre multi-cultural, a passar uma mensagem de abertura ao mundo, penso que estamos a fazer o nosso trabalho, também no que toca à tecnologia. Atrevo-me a dizer que estamos com projetos muito bons, a par com várias empresas internacionais.

 

O meu Top 3 de temas de interesse muito bem representadas: Realidade Virtual, IoT (Internet of Things) e Data Science. Uma presença de opções de carros elétricos apelativa. Sectores em destaque: FinTech, Energia e Saúde.

 

O ambiente à noite é de festa descontraída, sem lugar a cerimónias. Entre o Bairro Alto e o Cais do Sodré. A adaptação ao modo de vida português é fácil e muito acessível. Gostam da comida, do tempo e dos horários dos bares.

 

No meu ponto de vista, o Web Summit em Lisboa, está a ser um sucesso. 

 

_DSC9742.jpg

 Fotografia Andreia Trindade

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

BlogsPortugal

Google Analytics