Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

StartApps

Um blog de Teresa Noronha sobre Startups, Apps e empreendedorismo em português.

Também há dia do homem?

A minha filha pergunta-me sempre no dia da mulher se também há dia do homem e nesse momento sei que alguma coisa se faz de certo, para ela considerar que os direitos são iguais para todos.

Estou longe de ser uma feminista afiliada. Ainda me lembro que na primeira vez que entrei, com toda a minha turma de faculdade constituída por mim e por um grupo de rapazes, no café corei até ao pescoço… coisa que não era difícil naquela altura.

Também sei que o estatuto de mulher entre os homens me deu as suas benesses, em apoio e atenção. Tentei nunca me “usar” da situação, mas não gostava dos professores quando me olhavam de forma diferente e abusiva.

No mundo do trabalho então gostei pouco quando se tentaram aproveitar do facto de ser nova e de ser miúda para acharem que podiam colocar-me em situações constrangedoras, honestamente o que me safou foi a firmeza nos meus valores, a edução que tinha e de estas valências darem a força para confrontar as situações com a postura necessária. Se é fácil não é, se aconteceu muitas vezes, apenas duas… mas estas duas já foram demasiadas para o meu desconforto.

Hoje em dia sendo muito sincera orgulho-me de trabalhar numa empresa que é gerida por mulheres, no mundo tecnológico. Todo o paradigma mudou e sinto que mudou de forma socialmente construtiva e efetivamente sustentada, quando já havia o contexto para acontecer.

Acredito que existem todas as possibilidades, mas sinto que por vezes é descabida a luta para sentar o mesmo número de mulheres em determinadas funções, simplesmente porque não as há, pelo menos por enquanto naquele meio, naquela profissão ou função.

Tenho a sorte de ter uma filha, que acha que se há dia das mulheres também deveria haver dia dos homens e isso dá-me o orgulho de perceber que está a ser educada na igualdade e na paz do género.

 

dia da mulher.jpg

 Fotografia Andreia Trindade

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Teresa Noronha 08.03.2018 17:15

    Pois é isso, eu avisei que "Estou longe de ser uma feminista afiliada."
  • Imagem de perfil

    Maria vai com todos 08.03.2018 17:18

    Defende a igualdade de direitos, certo?
    Então é feminista - dentro da coisa há géneros: o Feminismo negro, o ocidental, o islâmico, o liberal, etc. Mas a base é sempre a mesma: todos por todos e igualdade para todos :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Calendário

    Março 2018

    D S T Q Q S S
    123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031

    subscrever feeds

    BlogsPortugal

    Google Analytics